Banif vai "sobrar" para o contribuinte?
Caso o banco não cumpra com os valores que ainda tem por pagar ao Estado, essas obrigações serão transformadas em capital e tal alteração ficará registada no défice.

2015-12-16 11:35:14 - (62 visualizações)
É preciso recuar até 2013 para encontrar o momento em que se deu a recapitalização do Banif, que ascendeu  aos 1,1 milhões de euros, valor emprestado pela troika. Desse montante, 700 milhões serviram para que o Estado garantisse a posição maioritária do banco, detendo 60% do capital.
A esses juntam-se 400 milhões em obrigações convertÃveis, dos quais o Banif pagou apenas 275, deixando outros 125 milhões por pagar, o que significa que, até agora, as perdas do Estado estão balizadas dentro deste último valor.
Até agora, existem seis interessados na compra do banco, como adianta o Jornal de Negócios, que adianta também ser praticamente impossÃvel que o Estado recupere o investimento feito em 2013, uma vez que para isso seriam precisos os ‘tais’ 700 milhões, mas o valor total do Banif em bolsa não ultrapassa os 100 milhões de euros.
Posto isto, o cenário provável aponta para uma medida de resolução a adotar semelhante à do BES, sendo a única diferença que, neste caso, o Estado é o maior acionista, e isso significa que seria dos primeiros a assumir as perdas.
Caso o Banif não cumpra com os 125 milhões em falta, essas obrigações serão então transformadas em capital e tal ficará registado no défice público.
Tudo isto leva a concluir que, caso a medida de resolução seja aplicada até ao final do ano, esse Fundo terá de pedir dinheiro emprestado e com isso faz aumentar não só a dÃvida pública como o défice. Esse dinheiro, como explica o Jornal de Negócios, virá a ser pago ao longo dos anos pelos bancos.
Fonte: http://www.noticiasaominuto.pt