Canil acusado de maltratar animais, autarquia desmente
De acordo com uma testemunha, não existem medicamentos nem materiais de primeiros socorros. A autarquia diz que vídeo foi elaborado para "acicatar a indignação pública".

2015-07-20 03:15:05 - (50 visualizações)
A notícia corre rapidamente pelas redes sociais através de partilhas feitas por pessoas indignadas com a situação. O vídeo mostra os animais em condições deploráveis e praticamente à espera da morte.
De acordo com a autora, os animais do canil de Seia não têm assistência veterinária e ali morrem ou por doenças contraídas, fome, afogamento ou até asfixia. Na legenda do vídeo e nas partilhas do mesmo, pede-se às autoridades da região que tomem medidas contra a autarquia e veterinários.
O canil não tem espaço de quarentena para animais e não existe local adequado para os gatos, pode ler-se em jeito de denúncia, acrescentando-se que não existe Eutasil nem uma marquesa para o procedimento da eutanásia, que, por sinal, é feita pelos funcionários do canil e não por pessoas com formação para tal.
Em resposta ao caso, a Câmara de Seia diz ao Jornal de Notícias que o vídeo foi elaborado para acicatar a indignação pública, alegando que houve manipulação dos conteúdos fotográficos.
A autarquia irá recorrer ao Ministério Público por considerar necessário ir mais longe em defesa do bom nome da instituição, justificando que em última instância, os animais que não são adotados são abatidos, para posterior incineração com recurso a anestesia prévia e ineção intracardíaca, respeitando todos os procedimentos legais e veterinários.
Fonte: http://www.noticiasaominuto.pt