Iniciada construção de gasoduto na ísia Central com ligação í índia
O grupo Turkmenistan, um dos maiores produtores mundiais de gás, começou hoje a construir o gasoduto TAPI que chegará í índia passando pelo Afeganistão e Paquistão.

2015-12-13 16:21:31 - (45 visualizações)
A cerimónia oficial realizou-se na cidade de Mari, no Turquemenistão, tendo assistido os presidentes deste paÃs, Gurbangulà Berdimujamédov, e do Afeganistão, Ashraf Gani, além do vice-presidente da Ãndia, Hamid Ansari, e do primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif.
O gasoduto estará concluÃdo em dezembro de 2019, disse Berdimujamédov.
A conduta receberá gás que será bombeado dos reservatórios de Galkinish e terá 1.814 quilómetros de cumprimento, dos quais 214 passarão por território do Turquemenistão, paÃs onde estão as quintas maiores reservas do mundo de hidrocarbonetos.
Segundo as previsões iniciais, o projeto irá custar cerca de 10 mil milhões de dólares (9 mil milhões de euros) e vai permitir bombear gás até à fronteira da Ãndia (33.000 milhões de metros cúbicos de gás por ano).
A construção do gasoduto está a cargo de um consórcio turco japonês que se financiou junto do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD).
Este consórcio comprometeu-se com as autoridades turquemenas a aumentar a capacidade de produção de Galkinish para 95.000 milhões de metros cúbicos por ano.
O projeto foi promovido inicialmente pelo lÃder turquemeno Saparmurat Niyázov, já falecido, e contou sempre com o apoio dos Estados Unidos.
O gasoduto transportará gás turquemeno através do território afegão para a cidade paquistanesa de Multán e, posteriormente, desde a localidade de Fazilk, já na Ãndia por território deste paÃs.
Â
Fonte: http://www.noticiasaominuto.pt